sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Bate-pato sobre Medicina Integrativa

Terça (03/12) o Prof Luis Hapner nos acompanhou em uma bate-papo sobre medicina intregrativa. O homeopata e o acupunturista são profissionais que podem estar inseridos na equipe do NASF.

São inúmeras as posições defendidas tanto pela medicina de família e comunidade quanto pela medicina integrativa, a começar pelo cuidado integral ao paciente levando em consideração todos os condicionantes que influenciam o seu processo de adoecer.

 No final, organizamos uma pequena confraternização de fim de ano. Em 2014 muitas atividades estão por vir!

sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Hiperdia 22/11

Hoje, 22/11, 14:00 participamos das atividades do Hiperdia na Escola Municipal Octávio Periott, Jardim São Silvestre.
 
Participaram aproximadamente 60 moradores das 5 microáreas, que passaram pela aferição de pressão, circunferência abdominal e peso, além de receberem dicas sobre atividade física e demais hábitos de vida saldáveis.
 
 
 
 
 
 

terça-feira, 19 de novembro de 2013

I Seminário Brasileiro sobre Prevenção Quaternária em Atenção Primária à Saúde

O I Seminário Brasileiro sobre Prevenção Quaternária em Atenção Primária à Saúde será realizado entre os dias 28 e 30 de novembro, em Curitiba.
https://fbcdn-sphotos-a-a.akamaihd.net/hphotos-ak-ash3/q71/7709_391950317601860_1664586401_n.jpg

sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Raunião de Planejamento


Bom dia, pessoal!

REUNIÃO QUINTA FEIRA, 07/11, 17:30, na cantina da Uningá.

Pauta: CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES NA UBS

Estivemos hj a tarde conhecendo a UBS e temos os horários de disponibilidade da equipe.
PARTICIPAREMOS DE DUAS ATIVIDADES NOS DIAS 22 e 23.

Os horários de ambulatório do Renato Pizzo são 2ª, 3ª, 5ª e 6ª feiras das 8:00 às 12:00 horas. As visitas domiciliares são 4ª das 8:00 às 12:00hrs.

As atividades específicas que a equipe realiza são:
Segunda:
13:30 grupo d gestantes
16:30 trabalho com idosos
18:00 saúde mental
Quarta:
13:30 puericultura
16:30 resultado de exames
18:00 saúde do trabalhador
Quinta
13:30 trabalho com idosos

Dia 22 (sexta) às 14:00 será o Hiperdia e dia 23 das 8:00 às 17:00 horas haverá coleta de preventivos e teste sorologico p DSTs. NÓS NOS REVEZAREMOS PARA PARTICIPAR DESTAS ATIVIDADES.

Podemos participar também junto com a equipe do NASF, que tem nutricionista, farmacêutica, fonoaudiologista e educador físico (os horários do NASF são feitos semanalmente)

A unidade oferece também serviço de psiquiatria e odontologia.

O endereço da unidade é Rua P. Euclides Gaviolli, s/n, esquina com Rua Antonio Tait, no jardim São Silvestre.

domingo, 20 de outubro de 2013

Abordagem da Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) na APS.

Sábado, 26/10, às 13:30, nas salas de aula do ambulatório do Hospital Memorial de Maringá, a LAFAM irá discutir o manejo do paciente hipertenso dentro da Atenção Primária à saúde.

Como se dá o diagnóstico da HAS, quais as possibilidades de tratamento - medicamentoso e outros - adesão ao tratamento, acompanhamento multiprofissional do paciente, promoção à saúde e prevenção da hipertensão são alguns dos assuntos que serão analisados. 


Venha participar conosco!

PMAQ em debate

Na reunião deste sábado (19/10) discutimos sobre o PMAQ, Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica.

Neste mês as Equipes de Saúde da Família de Maringá estão por receber a visita do Ministério da Saúde para avaliação do PMAQ, de modo que todas as 66 equipes do município estão envolvidas na busca por se adequar a todos os critérios de qualidade firmados pelo Governo Federal.

https://fbcdn-sphotos-b-a.akamaihd.net/hphotos-ak-prn2/1395350_190992051088783_1609575861_n.jpg

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Documentário Estado Saúde - Entrevista Eugênio Vilaça Mendes

Assista à conversa com Eugênio Vilaça Mendes, consultor da Organização Pan Americana de Saúde, e uma das principais autoridades em Atenção Primária à Saúde no Brasil. Nesta entrevista, ele narra um pouco da história da evolução do conceito de atenção primária e levanta questões relevantes sobre a saúde pública no Brasil, em especial sobre o Programa de Saúde da Família. O espectador vai encontrar aqui uma versão estendida da entrevista gravada na residência do professor, em Belo Horizonte, para a série "Estado de Saúde", da TV Câmara.

ESTADO DE SAÚDE é uma série de três documentários de média metragem que lança um olhar clínico sobre as três principais frentes de atuação da saúde pública no Brasil: Prevenção, Emergência e Tratamento. Realizado pelo Núcleo de Documentários da TV Câmara, o projeto tem como objetivo traçar um panorama de como funciona o sistema de saúde no Brasil, com foco no SUS (Sistema Único de Saúde), que atende cerca de 80% da população brasileira.

Para realizar a série, equipes da TV Câmara registraram de perto o funcionamento do SUS nas regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste. Nos municípios de Itanhandu e Belo Horizonte (MG), mostrou-se como funciona a rede de atenção básica através do programa de saúde da família e dos centros de saúde. Em Brasília e Belém do Pará, a equipe de Emergência acompanhou os resgates do Samu feitos por ambulâncias, motos, helicópteros e até por lancha. Na capital do país, o dia a dia de um paciente renal crônico foi acompanhado para evidenciar como o sistema lida com os chamados tratamentos de alta complexidade e buscou-se retratar também a agitação nervosa no pronto-socorro de um dos maiores hospitais do país: o Hospital de Base. Em Recife (PE), foi a vez de se verificar como são atendidos os pacientes de câncer e que se recuperam de AVC (Acidente Vascular Cerebral).

A linha editorial que guiou os documentários optou pelo foco nos pacientes e nos profissionais da área, partindo do ponto de vista de quem vivencia a questão da saúde diariamente. Evitando a abordagem sensacionalista que costuma cercar o tema, a série Estado de Saúde adota uma linguagem observacional, permeada de análises críticas sobre o estado da saúde hoje, no Brasil.

Programa: Estado de Saúde - Entrevista
Duração: 18:00
Exibido em 08/05/2013
http://tvbrasil.ebc.com.br

12ª Conferência Mundial de Saúde Rural da WONCA

http://static.wixstatic.com/media/703ef0_ea5ff167b47df04097d7a45ca6644205.jpg_srz_270_180_75_22_0.50_1.20_0.00_jpg_srz 

12ª Conferência Mundial de Saúde Rural da WONCA será realizada entre os dias 21 e 25 de maio de 2014, em Gramado (RS - Brasil).

Ata da reunião 22/08

ATA DA REUNIÃO DE 22/08

Aos dias 22 do mês de agosto de 2013, com início às 18:45, nas salas de estudo da biblioteca da Faculdade Ingá foi realizada a primeira reunião da Liga Acadêmica de Medicina da Família e Comunidade de Maringá – LAFAM, contando com a presença de 17 alunos, 3 professores tutores e uma ouvinte. De início, foi realizada a apresentação de todos os membros. Em seguida, os tutores expuseram ao grupo o esboço das atividades que se planeja executar. Foi discutido com relação aos procedimentos legais para o reconhecimento da LAFAM e para vinculação com campos de estágio. Foi deliberado que o projeto da liga será encaminhado a Comissão de Pós Graduação da Faculdade Ingá para reconhecimento como projeto de extensão e para Associação Brasileira de Ligas Acadêmicas. Ao analisar o tempo de permanência dos alunos na liga, estabeleceu-se que a participação será por 2 (dois) anos, sendo que a entrada de novos membros se dará conforme a saída dos atuais. Para ingresso na liga é pré-requisito a conclusão da disciplina de saúde coletiva ao similares e os alunos podem permanecer até no máximo o quarto ano, tanto para o curso de medicina quanto para os demais. Foram instituídos os cargos da direção da liga, sendo a presidência destinada a Paulo Henrique Mai, a vice-presidência a Vanessa Nicioli, a tesouraria a Gabriel Nunes, vice-tesouraria a Elis Regina, a secretaria geral a Katiane Avila, a vice-secretaria a Marcelo Laboissière, a coordenadoria de eventos para Igor Spilka e Amanda Carraro. Por fim, estabeleceu-se que as reuniões serão realizadas quinzenamente as quinta-feiras, com início às 18:00 horas e previsão de término para às 19:00, sendo a próxima marcada para dia 05 de setembro. Assinam os presentes.